domingo, 1 de julho de 2018

CARTA AO APRENDIZ

Trecho do livro: Ritual de Emulação - O Grau de Aprendiz Maçom, de minha autoria. Compartilho porque vale a pena a reflexão, afinal, não importa o tempo de Ordem, o grau ou posição hierárquica, jamais devemos perder a essência de aprendiz e a humildade que possibilita o aprendizado.

Impresso: COMPRAR

e-Book: COMPRAR

------------------------------

Carta ao Aprendiz

   Um grande passo em sua vida acabou de dar. Entrou para uma sociedade que um dia na história já precisou ser secreta, pois por incompreensão de muitas autoridades que apenas visavam o poder, um dia viram na maçonaria uma ameaça. Aprenderam com o tempo que a maçonaria mais estava para uma organização de apoio à sociedade, de filantropia, auxílio ao próximo, preservação das instituições de bem, enfim, a proteção do justo e do perfeito aos olhos de Deus, o Grande Arquiteto do Universo.

   Você foi escolhido para fazer parte desta ordem, antes de tudo, por mérito próprio, pois para maçonaria, que nasceu das guildas dos pedreiros livres, onde deles tomou emprestado seu ferramental, técnicas e tradições, para filosoficamente engrandecer o homem, o ser humano, prefere aquele que traz dentro de si o espírito de construtor social. Ser um construtor social é ser ativamente participativo na evolução da sociedade, contribuindo para o bem, para a verdade, para a solidariedade aos necessitados, sejam eles necessitados de qualquer natureza: material, emocional ou intelectual. Um verdadeiro construtor social ajuda a construir uma sociedade que jamais estará pronta, jamais será absoluta, mas que constantemente evolui. Nesta evolução, os menores não podem ficar alheios.

   Siga com esmero sua profissão. Um maçom deve dignificar o trabalho, deve procurar evoluir na profissão, utilizar-se dela de forma ética, tirar dela honestamente o sustento a si próprio, a família, e a fazer caridade. Jamais abandone o progredir intelectual, não há limites para o conhecimento, e quanto mais conhecimento temos, mais entendemos que devemos ir além, mais nos conhecemos, mais conhecemos aos outros em nosso entorno.

   Já é de seu conhecimento que a maçonaria não é um substituto para a religião. Siga qualquer que seja, procure ser melhor a cada dia, pratique os dogmas e preceitos que o seu líder religioso lhe orientar. Você foi admitido na ordem por cumprir dentre tantos requisitos, o mais essencial: crença em um Ser Supremo. Um Deus, de várias acepções de acordo com a religião praticada, mas que no final o objetivo é sempre nos levar ao caminho da luz, de fortalecer nosso espírito.

   Ninguém fica bom entrando para maçonaria. Quem entra já é por natureza uma pessoa boa, e a maçonaria apenas ajuda na sua evolução como pessoa, seja qual for o papel social desempenhado. O diamante, mesmo em estado bruto, quando retirado da natureza já é um diamante. A lapidação é um processo que o molda e evidencia suas melhores qualidades, tornando-o mais atrativo, mais valioso. Somos assim também, mas a lapidação de nós mesmos é uma tarefa pessoal, a responsabilidade é nossa. Dentre as várias ferramentas que existem, a maçonaria é mais uma delas, e ela própria lhe fornecerá as melhores ferramentas para isso.

   Hoje se tornou um Aprendiz Maçom, irá trilhar o caminho do progresso na senda, conquistando outros graus, aperfeiçoando-se, lapidando-se, ou seja, terá uma evolução externa automática. A evolução interna é outro ponto, totalmente diferente, e dependerá apenas de você. Se um dia for Mestre Maçom, um conselho me cabe dar-lhe neste momento, é o de que jamais, por mais alto cargo, grau ou condecoração que venha adquirir na Ordem, perca a consciência de que ainda assim será um Aprendiz. Feliz do maçom que jamais esquece que é um eterno Aprendiz, que enquanto há sopro de vida, há a possibilidade de aprender, e a fonte de conhecimento nem sempre é a mais lógica ou provável. Muitas vezes, somos surpreendidos com lições vindas de onde um dia subestimamos.

   Sede Aprendiz, sede humilde, tolerante, verdadeiro, justo, fraterno e solidário. Jamais esqueça-te da caridade, pois lembre-se como foi admitido, desprovido de qualquer metal, e assim terás em mãos as mais hábeis ferramentas para lapidar-se, extraindo de ti o melhor para a sociedade. Um verdadeiro construtor social.

O Autor.